Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

PT pede que STF declare condução coercitiva para interrogatório como inconstitucional

O ministro Gilmar Mendes será o relator da ação.

Publicado por ⚖ Estevão Ferreira
há 8 anos

PT pede que STF declare conduo coercitiva para interrogatrio como inconstitucional

Créditos de Imagem: diariodocentrodomundo

Partido do Trabalhadores (PT) pediu ao Supremo Tribunal Federal que o uso da condução coercitiva como medida cautelar para a obtenção de depoimentos de suspeitos ou acusados seja declarada inconstitucional.

A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 395) foi encaminhada ao Supremo nesta segunda-feira (11/4). O ministro Gilmar Mendes será o relator da ação.

No dia 4 de março, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi conduzido coercitivamente a prestar depoimento durante a 24ª fase da operação Lava Jato.

No pedido, assinado pelo advogado Thiago Bottino, o partido espera que a Corte declare ainda a não-recepção parcial do artigo 260, do Código de Processo Penal, na parte em que permite a condução coercitiva para a realização de interrogatório.

“Todos os cidadãos têm a obrigação legal de colaborar com a justiça durante uma investigação de natureza penal. Caso mintam, omitam ou se calem serão processados e punidos por falso testemunho. Contudo, essa regra não se aplica àquele que, se indagado sobre qualquer questão, veria sua resposta levar à autoincriminação”.

Segundo Bottino, a Constituição Federal assegura ao réu ou a qualquer suspeito o direito de não produzir prova contra si mesmo. “Por conseguinte, aquele de quem não se pode esperar nem exigir colaboração com a acusação não estará sujeito a qualquer espécie de dever de responder às perguntas formuladas”.

O direito ao silêncio, de acordo com o advogado, não se limita ao preso, mas a qualquer pessoal que figure como objeto de procedimentos investigatórios policiais.

No pedido, cheio de citações de decisões dos ministros Celso de Mello, Gilmar Mendes, entre outros, o partido afirma que ser incompatível com o sistema constitucional permitir que o Estado possa constranger um indivíduo, por qualquer meio, a prestar depoimento no curso de qualquer investigação, inquérito ou processo em que ele seja suspeito, indiciado ou acusado.

“No presente caso, o preceito fundamental violado é a liberdade individual, seja em sua dimensão abstrata como garantia individual (art. , caput, da Constituição), seja especificamente na liberdade assegurada aos indivíduos de que não sejam compelidos, de qualquer forma e por qualquer meio, a produzirem provas contra si mesmos em processos criminais (art. , LXIII, da Constituição)”, afirmou o advogado.

Clique para ler a decisão.

Por Livia Scocuglia, Brasília

Fonte: jota

  • Publicações72
  • Seguidores287
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações319
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pt-pede-que-stf-declare-conducao-coercitiva-para-interrogatorio-como-inconstitucional/323468965

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)