Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

AGU impetra mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal, intuito é suspender o processo de impeachment

O relatório sobre a admissibilidade do processo de impeachment movido contra a presidente da República será votado nesta quarta-feira (dia 11) no Senado Federal.

Publicado por ⚖ Estevão Ferreira
há 8 anos

AGU impetra mandado de segurana no Supremo Tribunal Federal intuito suspender o processo de impeachment

Com o intuito de suspender o processo de impeachment da presidenta da República, Dilma Rousseff, a Advocacia-Geral da União (AGU) impetrou hoje (dia 10) mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal, alegando desvio de poder praticado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que atualmente está afastado.

Para a Advocacia-Geral da União, o desvio de finalidade praticado por Eduardo Cunha foi confirmado na Ação Cautelar nº 4.070, em que o plenário do Supremo Tribunal Federal decidiu, unanimemente, pelo afastamento do presidente da Câmara.

Uma peça assinada pelo Advogado-Geral da União, José Eduardo Cardozo, aponta que “em sua decisão, o ministro Teori Zavascki acolheu argumentos apresentados pela Procuradoria-Geral da República, no sentido de que o deputado Eduardo Cunha se valeu de sua condição de presidente da Câmara dos Deputados para, em contínuo desvio de finalidade, atender a seus próprios interesses”.

A AGU ressalta, ainda, que essa mesma decisão afirmou que, a condição de investigado de Eduardo Cunha (presidente da Câmara) compromete a harmonia entre os poderes da República.

Na alegação de desvio de finalidade, segundo a Advocacia-Geral da União, o acolhimento da denúncia pelo impeachment por parte do deputado Eduardo Cunha foi uma retaliação à presidenta da República e ao Partido dos Trabalhadores, uma vez que este último votou favoravelmente pela abertura de processo contra ele no Conselho de Ética da Câmara.

"Ao lado do governo, as ameaças e chantagens não foram em vão. No mesmo dia em que os deputados do PT integrantes do Conselho de Ética declararam voto pela abertura do processo administrativo contra o presidente da Câmara, poucas horas depois, ele recebeu a denúncia por crime de responsabilidade contra a presidenta da República", ressalta a AGU.

Ainda neste liame, a Advocacia-Geral da União cita uma declaração de Miguel Reale Jr. (um dos autores da denúncia). Segundo a AGU, Miguel Reale “declarou, em alto e bom som: ‘foi chantagem explicita’”. Sendo assim, a expressão “pode ser traduzida, sem qualquer contestação, por ‘desvio de poder explicito’”.

O relatório sobre a admissibilidade do processo de impeachment movido contra a presidente da República será votado nesta quarta-feira (dia 11) no Senado Federal.

Créditos de Imagem: saraivareporter

Texto original: agu

  • Publicações72
  • Seguidores287
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações188
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/agu-impetra-mandado-de-seguranca-no-supremo-tribunal-federal-intuito-e-suspender-o-processo-de-impeachment/335825610

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)