Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Atraso na entrega de produto comprado pela internet não gera dano moral

Para que se configure danos morais demora deve gerar abalo à honra.

Publicado por ⚖ Estevão Ferreira
há 8 anos

Atraso na entrega de produto comprado pela internet no gera dano moral

Créditos de Imagem: escolaimportacao

A 4ª turma Recursal Cível do RS negou pedido de uma consumidora que adquiriu produto pela Internet e ajuizou ação pelo atraso na entrega. O colegiado entendeu que a não-entrega de produto na data prevista é mero descumprimento contratual, que não gera o dever de indenizar.

A autora da ação narrou que comprou através da loja virtual da requerida uma bolsa pelo valor de R$ 15,99. Informou que tinha como objetivo presentear sua mãe, visto que esta faria aniversário. Devido à demora, entrou em contato com a Loja Marisa, sendo informada que o produto fora devolvido por não haver ninguém para receber no endereço. Porém, a autora afirmou que seu prédio possui portaria 24 horas. Seguiu contatando inúmeras vezes a ré, mas não recebeu o produto. Por fim, solicitou a entrega da mercadoria, bem como indenização por danos morais.

A ré contestou, sustentando que a compra foi expedida de forma correta para que a transportadora efetuasse a entrega, que não foi realizada pela ausência da autora. Sustentou que não pode ser responsabilizada por falhas na prestação de serviço por terceiros. O pedido foi negado em 1º grau e a autora recorreu da decisão.

Na comarca de Porto Alegre a juíza de Direito Gisele Anne Vieira Azambuja, relatora, negou provimento ao recurso. Segundo a magistrada, o mero descumprimento contratual não justifica, por si só, a indenização por danos morais.

"Para a indenização por danos morais, e não podemos deturpar o instituto, deve haver abalo à honra, mais que transtornos, mas sofrimento de monta, e até prejuízos financeiros em razão do fato e que acabam por acarretar abalo emocional."

Votaram de acordo com a relatora o juiz Luis Antonio Behrensdorf Gomes da Silva e a juíza Glaucia Dipp Dreher.

  • Processo: 71006021570

Veja a íntegra da decisão.

Fonte: migalhas

  • Publicações72
  • Seguidores287
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações5137
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/atraso-na-entrega-de-produto-comprado-pela-internet-nao-gera-dano-moral/337732528

Informações relacionadas

Professor Rafael Siqueira, Advogado
Modeloshá 8 anos

Modelo de ação indenizatória de produto não entregue

Petição Inicial - TJSP - Ação de Obrigação de Fazer com Pedido Liminar - Procedimento Comum Cível - contra Carrefour Comércio e Indústria

Karoline Barbeiro, Advogado
Artigosano passado

Atraso na entrega do produto ou serviço

Katlen Batista, Advogado
Artigoshá 3 anos

Atraso na entrega de um produto gera dano moral?

Raisa Matos, Advogado
Artigoshá 5 anos

Atraso na entrega de produto pode gerar dano moral

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)