Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Jean Wyllys é condenado por publicação ofensiva no Facebook contra procuradora do DF

Deputado terá que pagar indenização de R$ 40 mil por danos morais.

Publicado por ⚖ Estevão Ferreira
há 8 anos

A 5ª turma Cível do TJ/DF reformou sentença e condenou o deputado Federal Jean Wyllys a pagar indenização de R$40 mil à procuradora do DF Beatriz Kicis Torrents de Sordi, por publicação ofensiva no Facebook.

Jean Wyllys condenado por publicao ofensiva no Facebook contra procuradora do DF

Segundo a procuradora, o parlamentar compartilhou imagem de uma selfie tirada, em maio de 2015, quando o Movimento Social Foro de Brasília, do qual ela faz parte, entregou, ao Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, um pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Na publicação, o deputado disse: "Levanta a mão quem quer receber uma fatia dos 5 milhões" e "E agora? Será que os pretensos guerreiros contra a corrupção repudiarão sua selfie mais famosa?".

O pedido havia sido julgado improcedente em primeira instância, pelo entendimento de que a declaração de Jean Wyllys estaria protegida pela imunidade parlamentar. Entretanto, o desembargador Josapha Francisco dos Santos, relator do recurso, considerou que a publicação foi excessiva "nos limites da sua garantia constitucional, pois a ofensa passou a se dirigir a todos os integrantes da foto, inclusive a autora, e não somente ao Presidente da Câmara dos Deputados".

"A sua manifestação sugeriu aos leitores que aquelas pessoas constantes na imagem, inclusive cidadãos comuns, estariam envolvidos com esquema de propina e corrupção."

Veja a decisão.


Fonte: migalhas

  • Publicações72
  • Seguidores287
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações12639
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/jean-wyllys-e-condenado-por-publicacao-ofensiva-no-facebook-contra-procuradora-do-df/342171571

Informações relacionadas

Filipe Maia Broeto, Advogado
Artigoshá 8 anos

Afinal, a conduta de Jean Wyllys está amparada pela imunidade parlamentar material?

82 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Depois da cusparada, não espero nada de bom desse indivíduo. continuar lendo

Excelente! Um "pseudo-parlamentar/ex-bbb"que presta um desserviço ao parlamento tem que ser responsabilizado por suas condutas. Nem que seja no bolso!
Mas o bolso nesse caso é que nós pagaremos, infelizmente... continuar lendo

Mais uma arbitrariedade.
E a liberdade de expressao e livre manifestaçao do pensamento?
Estah parecendo a Ditadura...
Neste caso, quero crer que TODOS que achincalharam a honra da presidenta, sem que ela nunca tivesse feito nada que lhe desabonasse a conduta, vao ter de responder pelos seus atos e pagar por eles.
Dilma ficarah rica! continuar lendo

Realmente Dilma não fez nada coitada, ela sempre foi tão inocente que o país está um caos social e econômico por conta dos imperialistas ianques mascarados da nova ordem mundial. continuar lendo

Ricardo, permita-me:
Concordo cem por centa! continuar lendo

Carla, não liga, é costume dos analfabetos políticos fazerem comentários como esses a tua postagem . continuar lendo

Sr. Ricardo de Sousa, não entendo tua implicância com o termo "presidenta". Eis um link que confirma que a palavra existe e está sendo bem empregado para se referir a Dilma: http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/presidente-ou-presidenta-qualocerto continuar lendo

De acordo.E creio mesmo que a Presidenta é inocente basta rever o vídeo dos votos dos apoiadores do golpe.De mais a mais, quero ser condenado por creditar inocência a alguém.Alguém gostaria de fazer o mesmo por acusar?Quantos internautas concordaram o deputado?Josapha Francisco dos Santos vai condená-los também? continuar lendo

ta "serto" dona...Dilma a "presidenta" vai ficar rica...
ñ vai ficar minha cara colega, já está! continuar lendo

Eu adoro esses defensores de ocasião...

"a liberdade de expressão e pensamento" só vale, naturalmente, quando são os seus.

Agora, são os mesmos descerebrados que defendem a criminalização de opiniões, a regulação da imprensa, e a vedação a determinadas formas de discurso.

Como comentei em outro artigo sobre o mesmo assunto,
"Ah, a ironia..." continuar lendo

Liberdade de expressão e livre manifestação de pensamento são direitos fundamentais inerentes a todo cidadão, independente da posição que ocupe. Entretanto, ao exercitar esses direitos, a pessoa que o faz deve tomar certas cautelas, tendo em vista que não são direitos absolutos. O deputado em questão, na ocasião, ao fazer o uso da sua liberdade de expressão, além de abusar de sua prerrogativa de parlamentar, ofendeu a honra e imagem de uma pessoa. Essa que teve seu direito violado pelo direito do deputado buscou reparação, como visto. Dizer que isso é arbitrariedade é dizer que o respeito à Constituição e a aplicação das leis também são arbitrariedades. continuar lendo

Depois do vazamento das gravações indiscretas do Sérgio Machado, não existem mais inocentes úteis nesta parada, ou você está do lado das instituições ou você está do lado do GOLPE!!! continuar lendo

Carla concordo com você, são todos hipocritas continuar lendo

Vou manifestar meu pensamento livremente a respeito do que você acabou de falar:
........ continuar lendo

Isso é bom para aprender a não sair falando asneiras por aí. continuar lendo

Escrevendo isso você também corre sério risco de ser processada... :) continuar lendo